O período de chuvas chegou! Para enfrentar esta época de aguaceiro na Grande Belo Horizonte, todo motorista que se preze precisa não apenas dominar algumas manobras para encarar as ruas alagadas, mas também conhecer alguns cuidados básicos com o veículo na hora de enfrentar alagamentos e buracos. E é possível se prevenir para não ter problemas com o carro quando a época de chuva chegar em definitivo. Alguns cuidados podem ser tomados com uma simples revisão na oficina, priorizando peças chaves que podem turbinar o carro para enfrentar as fortes chuvas da cidade.

 

Os cuidados começam com itens básicos e a atenção com a palheta dos veículos é um dos pontos primordiais, porque ocasiona a perda de visibilidade e aumenta o perigo de o veículo bater. Outro ponto que precisa de atenção redobrada são os pneus. Eles podem causar grandes acidentes em pistas molhadas, devido ao deslizamento, pincipalmente se estiverem muito gastos. Outros serviços básicos bastante procurados antes do período de chuva começar são: o motor dos guinchos, escapamento, faróis, freios e embreagem.

 

Em relação à performance do veículo, no período chuvoso a falta de revisão desses principais elementos prejudica o aceleramento e a velocidade na pista. Além disso, alguns itens de conforto sem cuidados de rotina também podem comprometer a performance do condutor. Um exemplo disso é o ar-condicionado, que pode embaçar os vidros prejudicando a visão do motorista durante a condução.


Os principais serviços durante o período chuvoso são na ignição eletrônica. Quando bate água no sensor eletrônico, a luz (da injeção eletrônica) pode dar uma anomalia: acende, fazendo o carro perder força e começar a falhar.

 

Neste período, a procura por alguns equipamentos aumenta, com destaque, a parte elétrica e ignição eletrônica, além dos pneus. A pista molhada prejudica bastante o alinhamento e balanceamento dos veículos, que precisam ser itens constantes de verificação nas revisões não apenas durante o período de chuvas na cidade.

 

Além dos problemas mecânicos, os especialistas alertam que a condução dos veículos durante as chuvas deve ser cautelosa, já que acidentes, infrações e multas aumentam por falta de consciência no trânsito.