o

Quando devo verificar o sistema de direção do meu carro?


Quando apresentar algum barulho  ao manobrar , quando a direção estiver dura, quando apresentar algum vazamento de fluido hidráulico etc.


O que fazer quando estiver fazendo barulho ao manobrar?

 

Antes de conduzir para oficina é importante verificar o nível de fluido hidráulico do sistema de direção.  Caso o nível esteja abaixo do mínimo a direção fica dura e  provoca um ruído forte, decorrente do esforço excessivo da bomba de direção.

 

Qual o procedimento para conferir o nível de fluido hidráulico?


Os veículos com direção hidráulica têm um reservatório próximo do motor que permite verificar o nível de fluido conforme imagem acima. Outros modelos possuem uma vareta junto a tampa. Neste caso retire a vareta e limpe-a, antes de verificar o nível. O veículo deve está em terreno plano e motor frio.

 

O que fazer se o nível de fluido estiver abaixo do mínimo?


Recomendamos que leve seu o veículo a sua oficina de confiança para verificação e correção de vazamentos.

Quais os tipos de direção existem?


Existem nos veículos nacionais e importados a direção mecânica, direção eletro mecânica, direção hidráulica, direção eletro hidráulica e a direção elétrica.


O que é direção mecânica?


O sistema tradicional, denominado direção com acionamento mecânico, consiste de um tubo maciço ligado a um sistema de engrenagens, coluna de direção, pinhão e cremalheira,  que permite o movimento das rodas.

 

O que é direção eletro mecânica?


É a direção mecânica auxiliada por um motor elétrico acionado quando se movimenta o volante tornando-a as manobras mais leves e agradáveis.


O que é direção hidráulica?


É a direção assistida por uma bomba que por sua vez faz o fluido hidráulico circular dentro da caixa de direção, proporcionando manobras suaves e macias. A bomba que impulsiona o óleo é movida pela força do motor, ou seja, só funciona com o carro ligado. O sistema precisa de manutenção periódica, conforme recomenda o manual do proprietário de cada carro. Em média, o óleo é trocado a cada 40 mil quilômetros.


O que é direção eletro hidráulica?


A direção eletro hidráulica tem o funcionamento semelhante ao da direção hidráulica, porém, acionado por um motor elétrico.Da mesma maneira que a direção hidráulica, recomenda-se a troca do óleo a cada 40 mil quilômetros, ou conforme orientação do fabricante.

 

 

O que é direção elétrica?

 

A direção elétrica tem fixada junto à caixa de direção um motor elétrico que auxilia os braços da direção a ficarem mais leves. Ele é muito mais prático, pois elimina o fluido, mangueiras, correias e polias. O único problema que pode ocorrer é pane no sistema elétrico. Se isso acontecer, a direção ficará pesada, mas não irá travar. O motorista seguirá com o controle do carro. A grande vantagem é que além do excelente conforto, traz como principal vantagem em relação aos sistemas de assistência hidráulica o fato de só demandar energia quando necessário.

 



LIGUE AGORA E AGENDE UMA REVISÃO!

(31) 3364-6969