.

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DA SUSPENSÃO?

 

A suspensão é composta por: amortecedores, molas, batentes, coxins, bandejas, barra estabilizadoras, bieletas, pivôs.

 

Amortecedores

O amortecedor é um componente responsável em  absorver os impactos gerados na condução do automóvel proporcionando estabilidade e dirigibilidade.

 

Molas

A mola é um componente que junto com o amortecedor absorve as irregularidade da pista.

 

Batentes

O batente de fim de curso da haste do amortecedor,  também conhecido como batente do amortecedor, tem a função de impedir que a haste do amortecedor  cheque até o final, evitando danos às peças internas do amortecedor.

 

Coxins (batente superior)

A maioria dos veículos possui o coxim que esta instalado acima do prato superior do amortecedor.Com a ajuda de um rolamento  permite a movimentação da coluna de um lado para outro.

Bandejas

Este componente tem a função de  ligar a carroceria a coluna de suspensão por intermédio das buchas de borracha e pelo pivô.

 

Barra estabilizadora

A barra estabilizadora liga uma coluna de suspensão à outra, fazendo com que o carro permaneça o mais estável possível na estrada contribuindo para a estabilidade do veículo.  .

 

Bieletas

Este componente faz a ligação da coluna de suspensão à barra estabilizadora.

 

 

QUAIS OS TIPOS DE SUSPENSÃO?

 

Existem três tipos de suspensão: A independente, semi-independente e dependente.

 

Suspensão Independente

A suspensão independente não transfere as irregularidades do solo para a outra suspensão do mesmo eixo.

 

Suspensão Semi-Independente

A suspensão  semi-independente, transfere parcialmente as irregularidades do solo  para outra suspensão do mesmo eixo.

 

Suspensão Dependente

A suspensão dependente (ou eixo rígido) transfere totalmente as irregularidades do solo  para outra suspensão do mesmo eixo.

 
QUANDO DEVO VERIFICAR A SUSPENSÃO?

A suspensão deve ser verificada quando se percebe barulhos, estalos e rangidos. Isso significa que existe algum componente da suspensão com folgas excessivas. Quando há falta de estabilidade,  pode indicar amortecedores sem ação. Quando o veiculo apresenta irregularidade na altura (um lado mais baixo que o outro, ou a traseira mais baixo que a dianteira), indica molas cansadas ou quebradas.

 

É CORRETO CORTAR AS MOLAS DA SUSPENSÃO PARA REBAIXAR?

Não.Esta prática não é recomendada porque diminui a estabilidade e conforto do veículo e danifica outras peças da suspensão, além de causar desgastes irregulares nos pneus.

 
E AQUECER AS MOLAS COM MAÇARICO PARA REBAIXAR?

Não.Esta prática não é recomendada porque enfraquece a mola no ponto em que foi aquecida, podendo vir a quebrar e causar acidentes.

 

O QUE FAZER ENTÃO?

Existe no mercado, suspensão já preparada para carros rebaixados, são molas e amortecedores especialmente fabricados para esta finalidade.





LIGUE AGORA E AGENDE SUA REVISÃO!
3364-6969